
Grandes projetos de urbanismo, como as cidades e bairros planejados, continuam encontrando terreno fértil para florescer em Santa Catarina. Depois de iniciativas como o Vivapark, em Porto Belo, agora mais um empreendimento está na fila para sair do papel. A recém-criada empresa Novo Ambiente deve lançar ainda neste ano o Rio Parque, que ocupará uma área de 460 mil metros quadrados – o equivalente a 65 campos de futebol – em Tijucas.

O empreendimento será implantado em torno dos rios Oliveira e Tijucas, onde haverá um grande parque linear aberto ao público, diz o fundador da Novo Ambiente, Ricardo Laus. Além disso, também contará com uma marina distante cerca de três quilômetros do mar, com restaurante e espaço para eventos. A ideia é ter uma saída “direta” das embarcações a partir do rio.
— Queremos trabalhar essa pegada da conexão das pessoas com o rio — diz ele.
O Rio Parque será lançado em duas fases com a proposta característica dos bairros-parque – opções de moradia, comércio, serviços e lazer. A primeira etapa deve ficar pronta em 30 meses. A seguinte, em meados de 2030